QUANDO SABER A HORA DE MUDAR UM HÁBITO QUE CAUSA PROBLEMAS
- Roseli Nita
- 22 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mar.
Por - Roseli
São Paulo - 22 de Março de 2025
O tempo todo passamos por momento de estresse relacionado a rotina diária, seja ela no trabalho, estudos ou na vida familiar. Saber a hora de dar um basta em um mal hábito que está causando esse incomodo é essencial, embora não é uma tarefa fácil de fazer. E tomar certas decisões exige de nós um esforço maior do que estamos preparados para suportar. Todavia é necessario fazer essa analise de tempo em tempos para que você tenha uma vida de qualidade e bem-estar.

O hábito da procrastinação é um dos hábitos que exercemos no automático por isso não o percebemos. Esse mal hábito é silencioso mas muito prejudicial para a saúde e bem-estar daquele que está buscando viver uma vida saudável.
Vivendo de maus hábitos e no automático
Dormir tarde é um hábito comum que muitas pessoas praticam diariamente sem perceber que essa rotina de sono sem qualidade pode ao longo dos anos ser prejudicial para sua saúde. Segundo estudos, para ter um sono de qualidade é necessario que cada pessoa durma pelo menos de sete e oito hora por noite, mas claro que esse tempo de sono varia de pessoa para pessoa, e há aquelas que dizem que mesmo dormindo pouco a noite consegue ficar bem ao longo do dia. Só que sem se dar conta essa rotina de dormir pouco pode estar danificando gradativamente o bom funcionamento do seu cérebro que é o responsável por manter a saúde do seu corpo.

O Cérebro Humano é a Máquina que mantém o bom funcionamento da Mente e do Corpo
Não é preciso ser um gênio ou passar dez anos estudando sobre essa maquina para saber o quanto ela é extremamente importante para o bom funcionamento de todo nosso corpo. Pois o tempo todo nos deparamos com relatos de pessoas que sofreram algum trauma e que o mesmo tirou delas os movimentos e as memorias de décadas de vivencia. Sendo assim, manter a mente funcionando é como tomar o eligir da vida eterna. Uma boa forma de fazer com que o cérebro se mantém vivo por mais tempo é usa-lo de todas as formas possível, como: ler, escrever, cantar, dançar esses movimentos exige um certo grau de concentração que faz o cérebro trabalhar mais para dar conta e a consequência dessa rotina de hábitos bom é um cérebro mais ativo e saudável.

Muitas das vezes passamos pela vida sem dar conta da importância de manter uma rotina de bons hábitos ao longo da vida, na correria diária vivermos a vida no automático e sem se preocupar com o futuro. Só que quando a terceira idade chega, é que realmente sentimos a necessidade de manter a vida em movimento para continuar envelhecendo com saúde e qualidade de vida.
As Consequências de maus Hábitos que só damos conta na terceira idade
Muitos dos maus hábitos que cultivamos ao longo dos anos é por ignorância ou por não se importar mesmos, e também é por acreditar que o tal hábito que está sendo praticado não vai trazer mal algum para a sua saúde, Todavia, é quando a velhice chega que vemos o quanto necessitamos de ajuda e de cuidados especiais, como também a atenção de outras pessoas. Triste realidade essa que muitas pessoas vivem atualmente. Mas que poderia talvez ter sido amenizada se lá atrás quando ainda era jovem tivesse tomado certos cuidados. Como: praticar a alimentação saudável, fazer exercícios físicos regulamente, não usar qualquer tipo de drogas ilícitas, dormir bem, entre outros hábitos comuns que a grande maioria dos jovens fazem e sem se importar com a velhice que cedo o tarde vai chegar para muitos deles.
Os hábitos que é praticado enquanto somos jovens é o que vai definir o rumo da nossa velhice. Se ao longo da nossa juventude vivemos com mais hábitos de qualidade de vida, assim, quando a terceira idade chegar vamos estar melhor preparados para enfrentar essa fase da vida onde somos mais vulneráveis. Caso contrario vamos passar por maus momentos tanto de saúde como financeiro, já que na terceira idade é quase impossível trabalhar como quando ainda somos jovens e cheio de saúde mental e física.
Se você gostar do conteúdo, deixe um comentário. Sua opinião ajuda a melhor o Blog
Comentários